quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ARCANO PESSOAL - Método de Jaime Hales




Desde o mês de novembro/2014, estou devendo uma matéria para falar sobre a minha experiência no curso do Arcano Pessoal pelo método do Jaime Hales. Como já notaram, consta em minha lista de Serviços esse método, e agora acredito ser o momento justo para contar como foi o curso e explicar sobre o método.

Há publicações que definem uma forma de se encontrar o Arcano Pessoal da pessoa pela data de nascimento, sendo um critério de simples redução numérica, também fazendo da mesma forma para encontrar o Arcano Pessoal do ano da pessoa.

O método do Jaime Hales possui uma diferenciação neste cálculo, com regras específicas de redução de números para a data de nascimento para se descobrir o Arcano Pessoal natal e também para se descobrir o Arcano Pessoal do ano.

A diferença não para por aí. Você tem a possibilidade de analisar uma pessoa a partir da sequência numérica de somatório que dê um número menor que 78, iniciando a análise a partir dos seus arcanos menores até chegar ao arcano maior.

Tendo em mãos o Arcano Pessoal, dá-se início à montagem do Mapa Natal através do Arcano Pessoal, o qual funciona como um mapeamento de 22 áreas da vida da pessoa (tal como um Mapa Astral natal com 12 casas astrológicas).

Mapa Natal com o Tarô, utilizando o Arcano Pessoal
Método de Jaime Hales

Da mesma forma como se pode montar o Mapa Natal, monta-se o Mapa do Ano utilizando o Arcano Pessoal do ano. Esta energia é renovada/alterada sempre a partir da data de aniversário, todos os anos.

Elaborei um Mapa Natal para um cliente e a resposta do mesmo sobre a análise apresentada foi: “Em anos de terapia, nunca consegui encontrar as respostas que você me deu agora de forma tão clara e evidente sobre o que sou, meus medos, meus traumas, onde preciso focar minha energia e no que preciso melhorar”.

Os meus estudos não param por aí. Além do conteúdo publicado em livros do Jaime Hales como “Yo Soy mi Arcano” e “El Arcano Personal”, ainda converso e estudo com outros profissionais que fizeram o curso, além de utilizar em minhas consultas para somar experiências. Há diferenças na maneira de ver o mundo entre homens e mulheres e isso se reflete na interpretação dos arcanos no Mapa. Não pode ser usado como receita de bolo.

Desta forma, recomendo o curso para os profissionais do tarô que buscam uma ferramenta a mais para compreender melhor os seus clientes, principalmente aqueles que fazem do tarô uma ferramenta para análise e terapia, seja de si mesmo ou de clientes.

Próximo curso: 07/03/2015, em São Paulo. Inscrições clique aqui.

Carolina d’Oguian

Curso de Arcano Pessoal com Jaime Hales
Fadas do Bem - novembro/2014



Introdução ao Método do Arcano Pessoal, segundo Jaime Hales

(Trechos do texto de Jaime Hales do material produzido para palestra
 pro Tarolog - Tradução por Katharina Dupont)

Cada carta do Tarô conecta com a mais profunda sabedoria e abre um caminho até o conhecimento pessoal e, por tanto, ao encontro com uma verdade transcendente. Quer dizer, cada carta poderia bastar - em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal - para adentrar até os mais profundos segredos da alma.

Há 22 caminhos que nos conduzem até o mais profundo de nós mesmos, através de tudo que nos rodeia incluindo nossas próprias limitações e dificuldades. Todos nascemos regidos por uma determinada carta que compõe o baralho de tarô, em especial dos Arcanos Maiores.

Para encontrar esta carta o que devemos fazer é procurar, a partir da data de nascimento e através de um processo de redução somatória, um número que esteja na escala de 1 a 22. Este número revela qual carta que rege cada pessoa e a denominamos Arcano Pessoal.

Esta informação me diz:
- Que sou este Arcano;
- Qual é a minha tarefa nesta vida, quer dizer, aquilo para qual eu nasci. Isto tem a ver com os significados da carta natal ou do Arcano Pessoal: no macro e no micro. Quando tomo consciência desta informação, posso usá-la como uma força para meu crescimento. Se sei minha tarefa, caminharei até ela;
- Que nasci com estes atributos e características;
- Quais são minhas principais limitações, esperanças, frustrações, defeitos, recursos que devo usar para me desenvolver nesta vida;

Além do Arcano Pessoal existe o chamado Arcano Implícito. Trata-se de um recurso profundo e, de certa forma, o limite ou a exigência mais imediata que se expressa no número que surge da redução da somatória do Arcano Pessoal, se o número do meu Arcano Pessoal é superior a 9 (tem dois dígitos).

O Arcano implícito acompanha intimamente a pessoa, dá recursos adicionais, permite uma outra forma de ver sua realidade, é a forma de levar suas tarefas adiante quando o mundo concreto mostra resistências ou apresenta dificuldades intransponíveis.

Nós também temos um arcano pessoal anual. Desta forma cada vez que fazemos aniversário iniciamos um novo período de nossa vida, no qual nosso Arcano pessoal será acompanhado por um outro Arcano Maior.

Seguindo a mesma forma de cálculo, mas desta vez para encontrar o primeiro número dentro da escala de 1 a 78 e logo os seguintes, até encontrarmos o Arcano Maior, teremos os arcanos menores que nos pertencem e nos ajudam a nos definir.

O Arcano Menor permite-me descobrir e determinar energias pessoais e recursos específicos com os quais devo trabalhar, desenvolver e utilizar durante o curso de minha vida.



Próximo curso: 07/03/2015, em São Paulo. Inscrições clique aqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário